AGATHIS

By Gustavo Sá Fortes - 11:24


A madeira é de boa qualidade e utilizada na fabricação de guitarras devido às suas propriedades de ressonância; possui densidade média e com relativo baixo custo de produção. Suas características tonais são de ter um som mais focado nas frequências agudas e médio-graves. 

O Agathis é usado principalmente como uma alternativa mais barata ao Alder e ao Ash em guitarras tipo Strato e Telecaster além de ser também uma alternativa ao Maple para fazer tampos de guitarras Les Paul. Agathis é um tipo de madeira que cresce em florestas tropicais da Indonésia mas que também é encontrada na Malásia, Filipinas, Papua Nova-Guiné, Austrália e Nova Zelândia. 

Por ser facilmente encontrada na Ásia, tem sido usado bastante pelos fabricantes de lá como Ibanez e Cort e tem crescido no gosto das grandes companhias americanas e europeias para equipar modelos mais simples mantendo a qualidade sonora. Marcas brasileiras como a Condor também utilizam o Agathis na fabricação de seus instrumentos. Existem muitos comentários em torno do Agathis que é julgada como uma madeira inferior, porém este “status” dado ao Agathis vem muito atrelado ao preconceito quanto aos instrumentos fabricados na Ásia. 

Por existir na cabeça de muitos músicos uma certa hostilidade quanto aos instrumentos asiáticos, logo, a madeira que equipa muitos deles acaba sofrendo esta mesma repulsa por parte dos instrumentistas; porém o Agathis é mais barato simplesmente por ser abundante e por ser nativo da área de produção. Quanto ao timbre, como falado acima, é uma madeira que tem boa ressonância e uma boa resposta nas regiões médio-graves para agudas. 

Na foto abaixo o exemplo de um baixo com corpo em Agathis, reparem na figuração da madeira visível através da pintura translúcida.

Baixo Cort GB 34

Exemplo de guitarra com o corpo em Agathis:

Guitarra Cort G 50 H





  • Compartilhe:

Você pode curtir também

13 comentários

  1. Parabéns pelas informações. Foram feitas com muita propriedade e objetividade. Eu tinha dúvidas quanto a tomar a minha decisão de comprar uma guitarra Ibanez, devido a madeira do seu corpo ser a Aghatis. Fico mais tranquilo pela decisão que vou tomar, que agora, com mais informações, sei vai ser a acertada. Será uma Ibanez mesmo.
    VALEU.
    UM GRANDE ABRAÇO.
    Buchara

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!
    As guitarras FREEMAN (Argentina) também são em aghatis.

    ResponderExcluir
  3. Olá Buc, Obrigado pelos elogios. O Trabalho deste blog foi feito com muito carinho visando de fato passar informação de qualidade para o músico e para aqueles que como nós são viciados em instrumentos musicais e que também tem muitas dúvidas com relação as diversas opções que existem no mercado. Não conseguimos fazer este trabalho no volume em que gostaríamos mas tenho certeza que tudo o que já produzimos é muito útil como fonte de pesquisa.
    Acredito que neste momento você já tenha adquirido a sua Ibanez e tenho certeza que está feliz, pois são ótimas guitarras. Abraço

    ResponderExcluir
  4. Olá Filipe, tá uma marca que desconheço, vou buscar mais informações sobre ela.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Algumas pessoas a comparam diretamente com o Basswood, qual sua opinião?

    ResponderExcluir
  6. Olá Fernando, na minha opinião, são madeiras com características diferentes. É claro que toda generalização é imprecisa mas o basswood, na maioria das vezes, puxa o timbre um pouco mais para o médio-grave e o grave enquanto o Agathis tem a característica de ressaltar mais os médio-agudos e agudos da mesma forma que o Ash e o Alder. Um abraço e obrigado pelo comentário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,tenho uma guitarra condor em Alder, e uma squier fender em agathis ,desligadas as duas bati nas cordas as duas com 010 ,e reparei q a condor tem um só mais medio grave e a squier percebi o médio agudo

      Excluir
  7. Isso é verdade, tenho uma guitarra Ibanez com o corpo em Agathis e a sonoridade aguda e estralada dela é um tanto aguçada.

    ResponderExcluir
  8. acabei de comprar uma guitarra tele squier koreana com agathis no corpo. Vou fazer um review dela e gostaria de mencionar seu blog. Pode ser? Parabéns e muito obrigado por esclarecer. Falando de minha opinião rápida sobre, eu gosto muito do som dela, assim como obtive opiniões super favoráveis de outros professores onde dou aula. 4 professores, pra ser mais exato, logo, não tenho como afirmar que estamos falando de uma madeira ruim. Grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
  9. Olá , Gostaria de saber se essa madeira é mais leve do que basswood ? Att .

    ResponderExcluir
  10. Tô querendo comprar uma ibanez com essa madeira. Tbm tenho dúvida entre Agatha e basssood...

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Gustavo, imagino que nós músicos somos céticos por natureza, por isso precisamos testar o instrumento; sou saxofonista e amante de guitarra, meu filho Christian é guitarrista. Entrei no mundo da guita e procuro uma outra para estudar e trabalhar tbm, como já faço com o sax. Dentre comprar uma Fender e pagar pelo nome, prefiro uma mais em conta e fazer upgrade, não conhecia o Aghatis mas sei que tem o preconceito como na escala em Thecnical Wood. A Ibanez Gio vem com Agathis, vou pesquisar e seu blog me ajudou muito.

    ResponderExcluir