PURPLEHEART (Roxinho)

By Gustavo Sá Fortes - 07:53



A madeira Purpleheart, mais conhecida no Brasil como Roxinho, é bege quando cortada e transforma-se rapidamente para roxo após exposição à luz e, eventualmente, escurece com o tempo. É uma madeira exótica, dura, resistente, muito pesada, densa e com alta resistência mecânica, possuindo média retratibilidade, sustentação excelente semelhante a Bubinga. Suas características sonoras são: valorização de graves, médios definidos e agudos brilhantes. Indicada para construção de corpo, braço (longarinas) e escala.

A árvore é da Família Leguminosae, inclui 20 espécies de Peltogyne, e tem sido chamado de amaranto, violetwood, tananeo, pau-roxo, roxinho e saka, dependendo do país de origem. O Purpleheart é importado da América Central e América do Sul, onde é extraído da floresta tropical.

Não é muito comum se ver instrumentos feitos de PurpleHeart até porque é uma madeira bastante pesada o que torna um instrumento com corpo ou braço em PurpleHeart um pouco desconfortáveis. A madeira é bastante usada para fazer veeners, longarinas em braços e outros detalhes decorativos.




Uma empresa que utiliza o Purpleheart em seus baixos é a Alembic que fabrica baixos custom muito conhecidos por serem utilizados desde os anos 70 pelo baixista Stanley Clarke.

Baixo Alembic com corpo e longarinas do braço em PurpleHeart 


Baixo Alembic com escala em PurpleHeart



  • Compartilhe:

Você pode curtir também

2 comentários