WALNUT

By Gustavo Sá Fortes - 12:55



Walnut, também conhecida como nogueira é uma ótima alternativa para o mogno. É forte, tem timbre morno e é naturalmente bonita. Funciona bem em corpo de guitarras sólidas, e fundo e lateral de acústicas. Se cortado apropriadamente (perpendicular ao crescimento anual da árvore ou uma fatia abaixo do centro do tronco), é estável o bastante para ser utilizada até em construção de braços.

O Walnut, assim que cortada, tem uma cor parecida com mostarda Dijon e que logo escurece para o marrom depois de alguns dias. A madeira seca possui uma tonalidade próxima a chocolate amargo e pode ter diversas anamolias como “burl”, “bee’s wing”, “bird’s eye” e “rat tail”. É bastante procurada pela sua durabilidade em diferentes usos.

VARIAÇÕES DO WALNUT

BURL


O burl é uma anomalia que pode acontecer com qualquer arvore, mas é bem comum no Walnut. O burl é como se fosse uma “doença de pele” na árvore. Se fossemos comparar com algo que nos é comum é como se arvore tivesse uma verruga. A madeira tirada desses burls normalmente tem figurações bem bonitas e são bastante utilizadas em veeners para guitarras.

Exemplo de “Burl”


EUROPEAN WALNUT


O Chamado Walnut europeu é da mesma espécie do Walnut nativo da Ásia e dos Balcãs. Ela foi introduzida no continente europeu ainda na época antes de Cristo e se adaptou muito. Hoje é muito comum em toda a Europa. Tem as mesmas características de timbre morno e mais voltado para os graves.



CURLY WALNUT


Da mesma forma que no maple, a anomalia de curly acontece no walnut quando existe algum problema de crescimento com a arvore e o tronco e colocado sob pressão. As vezes o próprio peso da arvore pode criar a figuração de curly ou algum obstáculo externo que impeça a arvore de crescer.


BIRD’S EYE WALNUT



Esta é uma anomalia mais rara de se encontrar no Walnut, da mesma forma que no maple o bird’s eye é produzido no walnut por conta da ação de pássaros e insetos que deixam marcas na madeira.




  • Compartilhe:

Você pode curtir também

3 comentários